Sobre

Companhia fundada em dezembro de 2014, em Florianópolis, por Fabiana Lazzari e Tuany Fagundes, para colocar em prática as suas experimentações e pesquisas com luzes e sombras.
Em janeiro de 2015 as atrizes iniciam o processo de montagem do primeiro espetáculo de teatro de sombras para crianças: Um encanto em Nagalândia. Neste mesmo ano, Fabiana Lazzari é contemplada com o Prêmio Elisabete Anderle 2014 para montagem do novo espetáculo BRUX-, com direção de Alexandre Fávero, da Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre que teve a estreia em julho de 2017. Em julho de 2018, as atrizes estiveram no Peru, aperfeiçoando e buscando novos conhecimentos com Ines Pasic e seus títeres corporais, no Centro de Investigação Cênica Gaia Teatro. 2018 e 2019 foram de apresentações dos espetáculos, oficinas e intervenções de luzes e sombras.
Em 2020, Tuany decide sair da Companhia e a gestão segue  unicamente com Fabiana que a translada para o Distrito Federal. entreAberta foi a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir especificamente o teatro de sombras, em Santa Catarina. 
A entreAberta conta com convidados para realização de seus projetos. Além da criação e apresentação de espetáculos teatrais, a Cia. realiza performances e promove ações de formação ministrando cursos, oficinas e palestras de teatro, principalmente na área de Teatro de Animação com ênfase em Teatro de Sombras.
Em 2021, em tempos pandêmicos, Fabiana Lazzari é convidada para participar do Shadow Across The Globe - Festival de Teatro de Sombras de San Diego e assim monta UAKTI, O AMIGO DO VENTO - Audiovisual com Teatro de Sombras. A equipe criativa deste curta conta com convidadas muito especiais além da nossa diretora, atriz, sombrista, gestora e produtora FABIANA LAZZARI; a bonequeira, cenógrafa e figurinista MARIA VILLAR; e a atriz, bonequeira e educadora MAYSA CARVALHO, todas de Brasília e também compõem o Grupo de Pesquisa e Extensão da UnB, o LATA - Laboratório de Teatro de Formas Animadas. Para a trilha sonora o convidado e parceiro foi mais uma vez o maravilhoso multi instrumentista cabo-verdiano que reside em Florianópolis, SC: JEFF NEFFERKTURU.

Currículo entreAberta Cia Teatral

DIRETORA | ATRIZ |SOMBRISTA | GESTORA E PRODUTORA CULTURAl | PESQUISADORA | ARTE-EDUCADORA

Comecei a atuar no Rio Grande do Sul em 1997 e desde 1997, já em Santa Catarina, pesquiso o Teatro de Formas Animadas, ministro oficinas de extensão na área teatral e trabalho com produção cultural. Foi em 2004, com o  Mestre Nini Beltrame , que conheci o Teatro de Sombras. Apaixonei-me por esta linguagem onírica e mágica. Desde lá venho pesquisando e aprofundando o trabalho como atriz-sombrista. Em 2011, apresentei a dissertação "Alumbramentos de um corpo em sombras: o ator da Cia Teatro Lumbra de Animação" obtendo o grau de Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente, dou seqüência aos estudos como doutora em Teatro pela mesma Universidade, ministrando oficinas, experimentando e praticando o teatro de sombras com a entreAberta Cia Teatral.

Fabiana Lazzari

Clique aqui para ver o currículo

Mais informações: www.fabianalazzari.com

Parceires da entreAberta Cia Teatral

Diretor, cenógrafo e iluminador espetáculo BRUX-

Músico e compositor da trilha sonora do espetáculo BRUX-

Dramaturgo do espetáculo UM ENCANTO EM NAGALÂNDIA

Roteirista e designer das figuras do espetáculo UAKTI - O AMIGO DO VENTO

Assessor Luminotécnico

Músico e compositor da trilha sonora do espetáculo UM ENCANTO EM NAGALÂNDIA e do UAKTI - O AMIGO DO VENTO

Operador de som e sonoplasta do espetáculo UM ENCANTO EM NAGALÂNDIA (2019)

Atriz do espetáculo UAKTI - O AMIGO DO VENTO

Diretora e silhuetista conjuntamente com Fabiana Lazzari do espetáculo UM ENCANTO EM NAGALÂNDIA

Atriz do espetáculo UM ENCANTO EM NAGALÂNDIA (2019)

Cias Parceiras da entreAberta Cia Teatral

643984_321505067985627_1811732998_n.png
FireShot Capture 115 - HOME - Grupo PIE
WhatsApp Image 2021-07-09 at 16.48.42.jpeg