Sobre

Companhia fundada em dezembro de 2014, em Florianópolis, por Fabiana Lazzari e Tuany Fagundes, para colocar em prática as suas experimentações e pesquisas com luzes e sombras.

Em janeiro de 2015 as atrizes iniciam o processo de montagem do primeiro espetáculo de teatro de sombras para crianças: Um encanto em Nagalândia. Neste mesmo ano, Fabiana Lazzari é contemplada com o Prêmio Elisabete Anderle 2014 para montagem do novo espetáculo BRUX-, com direção de Alexandre Fávero, da Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre que teve a estreia em julho de 2017. Em julho de 2018, as atrizes estiveram no Peru, aperfeiçoando e buscando novos conhecimentos com Ines Pasic e seus títeres corporais, no Centro de Investigação Cênica Gaia Teatro. 2018 e 2019 foram de apresentações dos espetáculos, oficinas e intervenções de luzes e sombras.

Em 2020, Tuany decide sair da Companhia e a gestão segue  unicamente com Fabiana que a translada para o Distrito Federal. entreAberta foi a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir especificamente o teatro de sombras, em Santa Catarina. 

A entreAberta conta com convidados para realização de seus projetos. Além da criação e apresentação de espetáculos teatrais, a Cia. realiza performances e promove ações de formação ministrando cursos, oficinas e palestras de teatro, principalmente na área de Teatro de Animação com ênfase em Teatro de Sombras.

 

Currículo entreAberta Cia Teatral

Fabiana Lazzari

Comecei a atuar no Rio Grande do Sul em 1997 e desde 1997, já em Santa Catarina, pesquiso o Teatro de Formas Animadas, ministro oficinas de extensão na área teatral e trabalho com produção cultural. Foi em 2004, com o  Mestre Nini Beltrame , que conheci o Teatro de Sombras. Apaixonei-me por esta linguagem onírica e mágica. Desde lá venho pesquisando e aprofundando o trabalho como atriz-sombrista. Em 2011, apresentei a dissertação "Alumbramentos de um corpo em sombras: o ator da Cia Teatro Lumbra de Animação" obtendo o grau de Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente, dou seqüência aos estudos como doutora em Teatro pela mesma Universidade, ministrando oficinas, experimentando e praticando o teatro de sombras com a entreAberta Cia Teatral.

Fabiana Lazzari

Clique aqui para ver o currículo

Mais informações: www.fabianalazzari.com

Parceires da entreAberta Cia Teatral

Tuany Fagundes

Diretora e silhuetista conjuntamente com Fabiana Lazzari do espetáculo UM ENCANTO EM NAGALÂNDIA

Desde 2012 aproximei-me do teatro de animação a partir do curso de licenciatura e bacharelado em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em 2013, na disciplina de teatro de sombras, ministrada pelo professor Roberto Gorgati, interessei-me por essa linguagem e passei a pesquisá-la mais profundamente. Essa sensibilização que me ocorreu foi a partir da construção de bonecos para teatro de sombras. Desde então minha pesquisa com materiais para esse tipo de construção foi autodidata e minha paixão por isso só tem aumentado. Aliada a esse tipo de criação, interessei-me consequentemente pela parte de atuação como sombrista, que pesquiso/realizo em montagens que participo desde 2014.

Tuany Fagundes

Diretor, cenógrafo e iluminador espetáculo BRUX-

Músico e compositor da trilha sonora do espetáculo UM ENCANTO EM NAGALÂNDIA

Operador de som e sonoplasta do espetáculo UM ENCANTO EM NAGALÂNDIA

Assessor Luminotécnico

Dramaturgo do espetáculo UM ENCANTO EM NAGALÂNDIA

pp (1).jpg

Atriz do espetáculo UM ENCANTO EM NAGALÂNDIA 

Cias Parceiras da entreAberta Cia Teatral

643984_321505067985627_1811732998_n.png
FireShot Capture 115 - HOME - Grupo PIE